A TEORIA POR TRÁS DA LOGOMARCA
A logomarca do Projeto Calourada representa uma concepção do Eu - Universidade, ou seja, o eu se constrói na relação para com o outro, em um sistema de reflexos reversíveis, em que a palavra desempenha a função de contato social, ao mesmo tempo em que é constituinte do comportamento social e da consciência.
O formato humano em partes separadas remete ao discente recém ingressado na Universidade Federal de Mato Grosso - ou calouro como é vulgarmente chamado, indicando a formatação fragmentada da sua consciência, um ser ainda não integrado ao conhecimento acadêmico.
Após sua admissão as peças começam a se mover, e até a formação do estudante, o então calouro deixará de ser a consciência fragmentada inicial, alimentado então pela internalização do conhecimento que é mediado pelo professor, pelos livros e por seus contatos sociais, tornando-se um com a Universidade.
É então que o símbolo deixa de ser completamente fragmentado e com forma humana e passa a ser o próprio símbolo da UFMT, metaforizando a concepção e a formação ideal da consciência como Eu - Universidade.
(Erick D'Elia, baseado em Vygotsky)
Sobre o Projeto
Desejando que nesta nova fase da vida o estudante se insira não só no curso que escolheu, mas também à Universidade como um todo é que. Em uma ação conjunta, do Discentes Voluntários, Centros Acadêmicos, Diretório Central dos Estaudantes e os Institutos e Faculdades da UFMT reuniram-se na intenção de promover em 2011/2 a II Semana dos Calouros. Almejamos recepcionar os novos discentes mediado por atividades que efetivem esse momento de transição.
Costumeiramente, em algumas instituições, este momento de transição é marcado apenas pelos “vulgarizados” trotes, muitas vezes com práticas que levam ao constrangimento, à violência física e até tortura psicológica, portanto, sem objetivo institucional.
Não devemos nos esquecer de que a Universidade é um dos espaços mais privilegiados de convivência. Nela convivem pessoas de mais alto potencial, responsáveis pelo desenvolvimento humano e científico-tecnológico, e tem como principal objetivo, a formação de indivíduos para que possam assumir as responsabilidades que a vida lhes impõe. Primordialmente, a Universidade prepara a geração de hoje para cuidar de uma geração ainda nem nascida.
Diante da Universidade, para com os graduandos, é que aspiramos proporcionar aos novos estudantes atividades que vislumbrem não só o cotidiano do Curso que escolheu, mas também o cotidiano universitário, envolvendo ensino, pesquisa, extensão, arte, atividades esportivas e também companheirismo e cidadania.
Estudantes!!!
A universidade é o centro de oportunidades, por isso devemos aproveitá-la. Mas podemos colaborar para que seja cada vez melhor.
Por isso fique atento ao nosso site.
e-mail: divulgcalourada@gmail.com
História do Projeto
As Coordenações dos cursos e os Centros Acadêmicos, ao longo de anos vêm promovendo, na primeira semana de cada semestre, atividades variadas na intenção de acelerar a inserção e integração dos novos alunos (calouros) à vida acadêmica. No entanto, percebe-se que essa integração não vai muito além do curso no qual cada calouro está se inserindo, pois conhecem apenas alguns colegas que terão nesse curso e o funcionamento deste. Agora, o Calourada está ainda maior englobando grande parte da UFMT, sendo organizado além dos mesmos, por Discentes Voluntários.